Durante a Semana Nacional de Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro, a Renovias orienta os motoristas sobre a importância do uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo e reforça a exigência do dispositivo apropriado para o transporte de crianças. O folheto com a mensagem “Aja com o coração e prenda-se à razão” começou a ser distribuído desde o dia 18. No total, serão 50 mil exemplares, além de cinco faixas-banner instaladas na SP-340. O gerente de operações de tráfego da concessionária, engenheiro Rogério Bahú, enfatiza que a preocupação com a segurança dos passageiros deve ser constante. “Normalmente, os cuidados são maiores durante uma viagem longa, mas a atenção também deve ser mantida no dia a dia, durante os pequenos trajetos”, ressalta.

Confira como transportar corretamente as crianças:

• Até um ano de idade, devem ficar acomodadas em bebê conforto;

• De um a quatro anos de idade, a viagem deve ser feita em cadeirinhas apropriadas;

• Dos quatro ao sete anos e meio, a criança deve utilizar um assento de elevação;

• Após essa idade, até completar 10 anos, o transporte pode ser realizado com o cinto de segurança do veículo, mas sempre no banco traseiro;

• No caso de a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou o dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.