A Campanha Bate Coração realizada durante a Semana Nacional do Trânsito pela concessionária paulista Renovias, entre os dias 19 e 23 de setembro, atendeu 701 usuários no Posto Rio Guaçu, em Mogi Guaçu/SP, sendo que 58,49% desse público corresponde a motoristas de caminhão.
Criada em julho de 2002, a iniciativa integra o Programa Saúde do Caminhoneiro e oferece gratuitamente orientações sobre fatores de risco de doenças arteriais coronárias aos carreteiros. Os atendimentos revelaram que nesta edição, mais de 74% estão acima do peso, dos quais 30,2% são obesos mórbidos. \”A pesquisa realizada junto aos motoristas de caminhão revelou que esses profissionais devem se preocupar mais com a saúde\”, avalia o coordenador médico do Programa Saúde do Caminhoneiro, Eli Paulo Colombo Filho.
Do universo de caminhoneiros que passaram por consulta médica no Bate Coração, 80,7% têm alimentação irregular; 50,2% ingerem bebida alcoólica com freqüência; 20,2% dormem menos de oito horas diárias e 24,3% são fumantes. Além de diagnosticar que 74% deles estão acima do peso, a campanha constatou que 70,9% não praticam atividades físicas. \”É preciso modificar os hábitos, comer verduras, legumes, frutas, ingerir bastante líqüido, evitar alimentos gordurosos e calóricos e fazer exercício\”, ensina o médico.
Além de obter informações sobre os hábitos de vida dos carreteiros, a campanha realiza exames clínicos para apontar algumas orientações sobre saúde. Entre os atendidos, foi detectada alteração no teste de glicemia – que mede a taxa de açúcar no sangue – de 10,7% deles. O exame de eletrocardiograma se mostrou alterado em 4,3% dos examinados e a pressão arterial, em 28,5%. Do total de motoristas de caminhão que passaram em consulta médica, 3,6% foram encaminhados a um cardiologista.
Durante a campanha, os usuários receberam cartilhas com diversas informações, incluindo doenças do coração, dicas para prevenir câncer de pele, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e cuidados com postura e circulação sangüínea. Também foi distribuído material impresso contendo indicações de exercícios de alongamento. Cerca de 23% dos caminhoneiros já participaram de alguma etapa da campanha.