O ganhador do 20º Prêmio Setcergs de Jornalismo foi o jornalista Rodrigo Cavalheiro, que inscreveu a série \”A Rota da Propina\”, publicado em Zero Hora, entre 5 e 7 de abril deste ano. A reportagem premiada documenta a extorsão praticada por policiais rodoviários argentinos contra motoristas de caminhão e de veículos de passeio brasileiros e revelou como funciona a corrupção pela qual os patrulheiros garantem ao motorista extorquido um salvo-conduto contra futuras infrações.
O julgamento do Prêmio ocorreu na segunda-feira (03/12) por uma comissão formada por Antônio Goulart, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI); Elson Sempé Pedroso, da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (ARFOC); Nerilson Tozzi, do Sindicato dos Radialistas do RS; Antônio Barcellos, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RS e o diretor do SETCERGS, Francisco Cardoso. O presidente Sérgio Gonçalves Neto anunciou ontem (04/12) os vencedores da premiação.
O Prêmio Setcergs de Jornalismo é atribuído ao melhor trabalho publicado em jornais e revistas, ou veiculado em emissora de rádio e TV, e publicações fotográficas que se enquadre dentro da temática do regulamento. Além do vencedor do Grande Prêmio, que receberá R$ 4.500,00, foram escolhidos os primeiros lugares nas categorias de Fotografia, Jornal/revista, Rádio e Televisão, que irão receber R$ 1.500,00 cada um. A entrega dos prêmios está marcada para a próxima terça-feira (11/12) na sede do sindicato, em Porto Alegre/RS.