A Riuma Mineração está divulgando os bons resultados obtidos com a parceria estabelecida com a Scania em 2012 ao adquirir 36 veículos off-road da marca. Desse total, 20 caminhões modelo P 310 8X4 (com implemento caçamba para o transporte de brita até os clientes por rodovias) foram para a frota externa, oito G 440 8X4 (com caçamba para levar o minério coletado até o britador)e oito P 310 8X4 (betoneira) para a frota interna. Além disso, a empresa contratou o Serviço Dedicado da Casa Scania Codema, em que o concessionário possui uma estrutura de serviços dentro das instalações do cliente.
“Com os caminhões fora de estrada da Scania já chegamos a uma economia de 70% no custo do transporte e a uma redução no gasto de combustível de 50% na frota interna e de 16% na externa. Com a frota antiga, que operou por 10 anos, transportávamos, para cada litro de diesel, 7,5 toneladas de minério. Agora transportamos 14 toneladas para cada litro, ou seja, quase o dobro”, compara afirma Carlos Barbosa, engenheiro técnico da Riuma Mineração.
A Riuma também foi um dos primeiros clientes do segmento de mineração a utilizar o Scania Driver Support Off-Road no treinamento e na reciclagem dos motoristas. A tecnologia exclusiva no Brasil funciona como um “professor” em tempo real no painel, orientando o motorista com dicas e notas para a melhoria contínua da direção. “O Full Potential, disponibilizado pela Codema, é outra ferramenta importante nesse processo. Seus relatórios mensais contêm informações importantes para a análise da performance da frota e tem sido um dos segredos de sua maior produtividade e rentabilidade”, diz Mendonça.