911Para atender ao crescente mercado de transporte de containeres, a Rodo Linea divulga que está lançando um modelo com melhor distribuição de carga, maior vida útil e que oferece mais segurança ao transportador. Fruto de pesquisa realizada com seus principais clientes, o produto foi desenvolvido com intenso trabalho de engenharia.

A empresa acrescenta que um dos destaques dessa nova linha foi o deslocamento do container central para a parte traseira do implemento. Por ser transportado com carga total e em uma posição entre o pino-rei e a suspensão, este container gera grandes esforços no chassi, o que exige uma certa robustez do produto. Este cuidado, com a integridade estrutural, ocasiona um aumento de massa devido às espessuras das chapas utilizadas em sua construção.

Com a nova posição do container de 20 pés, quase todo sobre a região da suspensão do semi-reboque, é possível reduzir consideravelmente a massa do conjunto, o que para o transportador, significa a possibilidade de carregar uma carga líquida maior. Devido à posição do container, o novo modelo possui 12,20 metros de comprimento, 20 centímetros a menos que os modelos existentes no mercado.

Outro ponto importante é a utilização de um aço de alta qualificação nos \”braços\” de sustentação do container. \”Com este aço temos a possibilidade de alterar as espessuras, reduzindo a massa, sem que haja problemas estruturais\”, esclarece Sérgio Corrêa, gerente de engenharia da Rodo Linea. Estes \”braços\” que suportam o container foram rigorosamente testados e aprovados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) seguindo a Norma Brasileira – NBR 8571-2000.