Estudos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostram que os congestionamentos em horário de pico subiram 15% na marginal Tietê desde que o trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas foi concluído em outubro de 2002. Na prática, a velocidade média caiu 4 km/hora. Segundo a CET, os caminhões que passam por São Paulo para pegar a Dutra, Fernão Dias ou Ayrton Senna (vindos do Sul pela Régis Bittencourt) têm preferido pegar o Rodoanel e entrar na cidade pela via dos Bandeirantes, que termina na marginal do Tietê. O estudo aponta que a velocidade média aumentou 2 km/h na marginal Pinheiros e caiu 2 km/h na Tieitê no sentido Lapa-Penha, no trecho da Bandeirantes à ponte Aricanduva (zona leste). No mesmo trecho, no sentido oposto, a velocidade média caiu 1 km/h. Para os governos Estadual e Municipal, o fluxo só melhorará com a construção do trecho Norte.