A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) já apresentou três propostas de trajeto para o Rodoanel Mário Covas na região Norte de São Paulo, pois uma delas aumentaria o percurso, passando atrás da Serra da Cantareira e também porque atingiria o Parque do Juqueri, locais que concentram vários cursos de água de captação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A proposta original é passar num círculo a cerca de 20 quilômetros do centro de São Paulo, a Praça da Sé, mas o secretário estadual dos Transportes, Dario Raiz Lopes, em reunião com o governador Geraldo Alckmin, decidiram esperar um pouco, pensar e apresentar algo mais compatível. A polemica do empreendimento é grande e já rendeu ações do Ministério Público Federal e de ambientalistas contra a obra, que está em processo de licenciamento ambiental. O secretário enviou um pedido oficial à Secretaria do Meio Ambiente, que avalia o licenciamento ambiental, para que não sejam consideradas nesta fase as alternativas de traçado do trecho norte. Os trechos norte, sul e leste do Rodoanel têm custo estimado em R$ 5 bilhões e esta previsto no projeto o corte de 592,7 hectares de vegetação, sendo que será compensado com o plantio de 1.185,4 hectares. O Rodoanel terá 174 quilômetros, ligando dez rodovias e no ano passado foi inaugurado o trecho oeste, de 32 quilômetros.