A BR-364, trecho entre as cidades do Rio Branco até Cruzeiro do Sul, no Acre, com 500 quilômetros de extensão, já consumiu mais de R$ 1 bilhão em investimentos. A construção da rodovia, que corta o Estado do Acre, passando por nove municípios, teve início na década de 80 e hoje é realizada por meio de um acordo entre os governos federal e estadual, através do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre). Em um caso recente, o Ministério Público Federal do Acre indiciou os ex-diretores do Deracre Sérgio Yoshio Nakamura e Tácio de Brito, além do diretor de obras do órgão, Joselito José da Nóbrega, e alguns empresários de consórcios responsáveis pelas obras, por desvios de verbas públicas que somam R$ 22,8 milhões, relativos a trechos das obras de pavimentação e restauração na rodovia. Além da denúncia, a Polícia Federal tem em andamento sete inquéritos civis sobre irregularidades na pavimentação da estrada. Existem irregularidades sobre pagamentos de desapropriações e pedidos de realização de auditorias. \”Havia pressão para que essa obra fosse concluída neste ano, mas atrasou por causa do excesso de chuvas\”, diz Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). \”No ano passado, os trabalhos nessa obra duraram dois meses e 20 dias. Em média, é uma região onde se trabalha apenas quatro meses por ano e, além disso, a maior parte dos insumos da obra tem que vir de longe”. De acordo com os cálculos divulgados pelo Dnit, cerca de 60% da rodovia BR-364 está pronta, com a pavimentação e pontes concluídas. (TV e AB).
Fonte: Valor Econômico