Para que o Brasil tivesse uma malha rodoviária considerada satisfatória seriam necessários investimentos de R$ 12,6 bilhões por ano ao longo de uma década. O cálculo é da Abdib (Associação de Indústrias de Base), que considera que o País precisa ampliar as concessões para o setor privado. Para o vice-presidente executivo da Abdib, Ralph Terra, o País tem cerca de 12 mil km de estradas com potencial para concessões que poderiam ser recuperadas em prazo de 30 meses. Atualmente, a iniciativa privada administra 15.130 km de rodovias, o que representa 9% da extensão da malha brasileira pavimentada. A terceira fase do programa de concessões federais está em análise no TCU (Tribunal de Contas da União). O órgão exige que novos estudos de viabilidade técnica e econômica sejam realizados, o que atrasaria o leilão em até três anos. \”Estamos acompanhando o processo de avaliação no TCU para que, tão logo isso seja liberado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres possa iniciar o processo de licitação\”, diz Terra. Em 1997, 8% das estradas analisadas pela Confederação Nacional dos Transportes registravam condições boas ou ótimas para tráfego. Em 2009, o indicador atingiu 31%. A extensão considerada péssima ou ruim representa hoje 24% da malha avaliada, contra 2,9% em 1997.

Fonte: Folha de S. Paulo