A damista Ana Paula de Brito, de 16 anos, de Ribeirão Preto/SP, está de malas prontas para a China, onde vai representar o Brasil na Olimpíada de Esportes Mentais, evento que reúne, desde a semana passada, competidores de todas as partes do mundo. Ela vai tentar o ouro na categoria feminina absoluto, contra atletas de todas as idades. A commpetidora tem a apoio da RTE Rodonaves.

A viagem internacional, não será a primeira na carreira da jovem damista. No ano passado, Ana Paula conquistou, na Alemanha, o título mundial na categoria Cadete em partidas rápidas. Além disso, em 2006, a damista participou do Mundial de São Petersburgo, na Rússia, onde ficou em sétimo lugar na categoria Júnior (até 18 anos).

Agora, na China, Ana Paula vai tentar o ouro na chamada \”dama russa\”, modalidade que, embora jogada no mesmo tabuleiro de 64 casas, possui regras diferentes da tradicional. \”Será a primeira vez que vou competir nessa regra. É muito complicado, mas tenho treinado bastante\”, afirmou a damista.

A delegação brasileira viaja na quarta-feira (8/10) e além de Ana Paula, outros quatro damistas, todos homens, representarão o País na China.