A Ryder Brasil, da Ryder System Inc, anuncia que implementou um sistema de lavagem ecológica para a limpeza de suas carretas no centro de manutenção da empresa em Mauá, na grande São Paulo. Segundo o gerente de Manutenção da Ryder no Brasil, João Lamas, esse sistema funciona há três meses, é eficiente e mostra que a empresa se preocupa em compensar o meio ambiente.

A lavagem ecológica em Mauá baseia-se no conceito de reutilização de recursos naturais, onde a água utilizada para lavar as carretas é captada, filtrada, armazenada e reutilizada para outras lavagens. A água filtrada volta a ser utilizada para a lavagem misturada com um pouco de água limpa retirada desse poço. Em média são lavadas 12 carretas por dia no centro de manutenção.

Anteriormente, a lavagem das carretas era feita em postos de gasolina e a empresa não tinha controle de onde e como o descarte da água suja era feito. Essa preocupação levou a empresa a procurar uma saída, que começou com a implementação de um modelo parecido de lavagem na base de apoio às operações da Toyota da Ryder em Indaiatuba, interior de São Paulo.

Criado há um ano, o sistema capta, separa os resíduos sólidos e armazena a água suja, que, uma vez por semana, é retirada por um caminhão limpa-fossa e levada para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Lourenço de Indaiatuba, onde é tratada antes de ser devolvida para a natureza.