Os autores dos melhores trabalhos técnicos apresentados no Congresso SAE BRASIL 2007, realizado em novembro do ano passado, irão receber em 14 de fevereiro uma homenagem especial da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), durante a entrega dos certificados. Além disso, serão feitas menções honrosas a autores de 27 trabalhos que se destacaram em 19 temas, na sede da SAE BRASIL, na capital paulista.

O Congresso considerou o artigo técnico \’Identificação dos gargalos e estabelecimento de um plano de ação para o sucesso do Programa Brasileiro do Biodiesel\’, do engenheiro Maurício Cintra do Prado de Salles Penteado, como o Melhor \’Paper\’ na categoria nacional e concorreu com 169 trabalhos. O \’paper\’ aponta os gargalos no Programa Brasileiro do Biodiesel e sugere um plano de ação eficiente para o sucesso do programa. A pesquisa teve como base a crescente pressão mundial pelo desenvolvimento de tecnologias automotivas com menor índice de emissão de poluentes e a busca por novas alternativas energéticas, principalmente o biocombustível, que em breve terá de ser adicionado ao diesel. Com isso, o autor ganhou passagem aérea e estadia para apresentar o trabalho em abril no SAE 2008 World Congress, em Detroit, nos Estados Unidos.

Na categoria Melhor \’Paper\’ Estrangeiro, o Congresso elegeu o trabalho \’The Effect of E100 Water Content on High Load Performance of a Spray Guide Direct Injection Boosted Engine\’ (Efeitos da adição de água no etanol anidro sobre a operação, em altas cargas, de um motor superalimentado com injeção direta guiada pelo jato de combustível), do australiano Simon Christopher Brewster, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Orbital Australia Pty. Foram apresentados 21 trabalhos de autores de outros países. Com isto, Simon Brewster terá o direito de participar do Congresso SAE BRASIL 2008, em outubro, com passagem e estada oferecidas pela SAE BRASIL.

O professor Ronaldo Salvagni, diretor do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL 2007, comentou que a qualidade dos artigos técnicos representou a atual tecnologia brasileira e reforçou que a engenharia nacional está cada vez mais preparada para assumir trabalhos de nível internacional, inclusive os ligados às questões da nova matriz energética.