A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) acaba de divulgar o seu 12º levantamento da safra de grãos do período de 2011/2012, segundo o documento, foram produzidos 165,9 milhões de toneladas, alta de 1,9% quando comparado ao ano passado.
O milho foi o grande destaque da safra, atingindo a marca de 38,86 milhões de toneladas; crescimento de 73%, equivalente a 16,4 milhões de toneladas a mais se comparado com 2010/2011, quando foram produzidos 22,46 milhões de toneladas.
Ao mesmo tempo, as produções de soja e arroz registraram retração. No caso da soja, a produção diminuiu em 8,9 milhões de toneladas; na de arroz, a redução chegou a 2 milhões. De acordo com a Conab, apesar da queda na produção de soja, foi identificado “aumento na produtividade” por área plantada.
“Parte da redução da produção se deve às condições climáticas desfavoráveis, principalmente nas fases de desenvolvimento das culturas [de soja e arroz] na Região Sul, em parte do Sudeste e no Sudoeste de Mato Grosso do Sul”, disse o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto. A estiagem que atingiu estados nordestinos também contribuiu para a queda.
Da Agência Brasil