O mercado de ônibus e caminhões começou aquecido este ano da mesma forma que terminou 2007 e as razões são a facilidade nos financiamentos, crescimento da indústria automobilística e produção agrícola recorde no País. De acordo com números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), no primeiro bimestre do ano passado foram comercializadas 14.645 unidades enquanto que no mesmo período deste ano o crescimento das vendas alcançou 19.383 unidades, aumento de 32,35%. \”A frota, que possui idade média de 14 anos, está sendo renovada. As transportadoras de logística investem na compra de veículos, devido ao crescimento do setor. O consumidor está confiante na economia e o mercado promove as compras com a redução dos juros e facilidades de financiamento\”, explica Gláucio José Geara, vice-presidente da Fenabrave Nacional e diretor da Fenabrave-PR

A Battistella Veículos Pesados, por exemplo, que opera uma rede de concessionárias da marca Scania em cidades paranaenses e catarinenses, estima comercializar 1.100 caminhões e mais de 100 ônibus ao logo do ano, 16% das vendas da marca em todo o País. Outro segmento do mercado que também está superaquecido é o de veículos pesados semi-novos. Apesar das montadoras estarem trabalhando com capacidade plena ocupada, não é possível atender a demanda de pedido, contexto que abre caminho para negócios com caminhões usados. \”As fábricas não estão atendendo a demanda de novos, resultando na grande procura pelos semi-novos com até cinco anos de uso. Isso está acontece desde o primeiro semestre de 2007 e deve continuar até o final do ano\”, destaca Carlos Gilmar Farias, executivo responsável pela Unidade de Veículos Semi-novos do Grupo Battistella.

A previsão é que o setor continue crescendo, inclusive durante 2009. Na Europa, por exemplo, as empresas já estão com suas cotas de veículos novos vendidas até parte de 2009 e a expectativa é que o mercado cresça até 2012.