Os leilões online estão em alta. Na comparação com venda direta a economia pode variar entre 30% e 60%. O negócio pode valer a pena. Porém é preciso alguns cuidados na hora da compra. A Superbid listou algumas dicas importantes para tornar a compra mais segura.

  • Embora seja importante observar o estado de conservação da lataria e do interior da cabine, também é necessário verificar as condições gerais de pneus, carrocerias, falta de peças como cardan entre outras avarias. O pneu por ser um componente de alto valor: cada unidade pode custar mais de R$ 1.500,00. Se o caminhão estiver com pneus desgastados, precisando de troca, o cliente precisa considerar antes de confirmar o valor do lance os custos de eventuais trocas, reparos e revisões.
  • Além das condições gerais de conservação do veículo, o comprador deve buscar conhecer a sua procedência, quem é o proprietário atual do caminhão e tipo do uso da frota.
  • A situação da documentação também é um item muito importante, precisa estar em ordem, ou o carreteiro pode ser impedido de trabalhar. Além disso, veículos com muitas multas acumuladas podem causar transtornos na hora de renovar a documentação.
  • É fundamental, ainda, ler com atenção os editais dos leilões e verificar se as cláusulas estão de acordo com as expectativas principalmente com relação ao prazo de retirada do caminhão e o local onde o caminhão está armazenado. Caso o comprador não vá buscar pessoalmente o veículo, ele precisa conhecer uma empresa que faça esse transporte.

 

Apenas entre os anos 2014 e 2016, a Superbid vendeu 22 mil veículos em sua plataforma de leilões online para grandes empresas nos setores de transportes e segmentos específicos como Cimentos, Alimentos, Usinas, Construtoras entre outras nos processos de renovação e desmobilização das frotas. O volume representa 30% das vendas da companhia.