A Saint-Gobain Sekurit inicia seu programa de apresentação de tecnologias destinadas a vidro automotivo, denominado Tech Day, que já foram implementadas na Europa e Estados Unidos e que também já começam a equipar os veículos fabricados no Brasil. O primeiro Tech Day reuniu executivos da Volkswagen do Brasil em novembro e terá sequência nas demais montadoras de veículos da região do Mercosul.
O diretor-geral da Saint-Gobain, Renato Holzheim, informou que a novidade é o pára-brisa térmico, dotado de resistência de fios metálicos imperceptíveis, que desembaça o vidro sem a necessidade de utilizar o sistema de ventilação. Os vidros laterais laminados do Fiat Idea, também provocaram interesse, segundo o executivo. \”A aceitação do vidro laminado foi tão grande que várias montadoras demonstraram interesse em adotá-lo em seus veículos\”, disse Holzheim. Conforme a empresa, o produto é formado por duas lâminas de vidro e uma camada de plástico polivinil butiral, que dificulta o roubo, protege os ocupantes em caso de capotamento e reduz o nível de ruído interno, além de protegem contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas do sol.
A empresa também apresentou o vidro eletrocrômico, utilizado no teto solar da Ferrari Superamerica, que permite a mudança do nível de escurecimento, de acordo com a vontade do motorista. Além disso, o Aquacontrol, tratamento que é aplicado ao vidro, melhora consideravelmente a visibilidade do motorista em dias chuvosos; os vidros escurecidos, que substituem as películas sem as desvantagens de formação de bolhas ou descoloração; os vidros na cor azul, utilizados em modelos da Mercedes-Benz na Europa; e o pára-brisa que bloqueia a transmissão de calor solar no interior do veículo.
A Sekurit ganhou o prêmio Interação da DaimlerChrysler do Brasil, que se refere ao reconhecimento dos fornecedores que se destacaram durante o ano e ainda por apresentar bons resultados na prestação de serviços, especialmente em qualidade e custos. A empresa conquistou o prêmio na categoria Tecnologia devido ao investimento na instalação de um forno de grandes dimensões e sofisticada tecnologia para fabricar pára-brisas e vidros complexos, destinados a caminhões Mercedes-Benz Atego e Axor. Além disso, foram realizados investimentos para a instalação de equipamentos e dispositivos de ensaios e medições, mais a designação de engenheiros e técnicos da Saint-Gobain à matriz da DaimlerChrysler, na Alemanha.