De acordo com a última auditoria realizada pela Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) nas rodovias concedidas, durante o primeiro semestre de 2005, as 12 empresas do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo prestaram atendimentos médico, mecânico e de inspeção de tráfego dentro do tempo estipulado nos editais de concessões. A agilidade e regularidade do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) viabilizaram o atendimento de 5,8 milhões de usuários nos 3,5 mil quilômetros de rodovias concedidas do Estado.
O edital de concessões prevê regras operacionais de acordo com a modalidade e as características do trecho rodoviário. A média de tempo máximo permitido para o atendimento médico é 12 minutos, mas algumas concessionárias conseguiram manter uma média de 5 minutos para chegar ao local e prestar os primeiros socorros. O bom desempenho do SAU foi um dos fatores que contribuíram diretamente para a diminuição da fatalidade nas rodovias, com redução de 18%, quando comparado o índice de 2004 com o de 2000, ano em que todas as concessionárias já estavam em operação.
Em sete anos, as ambulâncias do SAU já realizaram 267 mil atendimentos, que incluem até mesmo partos de emergência nas rodovias. Os serviços de guincho e socorro mecânico já registraram 3,1 milhões de atendimentos e a inspeção de tráfego, 2,6 milhões. \”Ao fim da implantação de todo o sistema de Rodovias Inteligentes, o atendimento ao usuário do Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo será ainda mais eficaz\”, afirma Sebastião Ricardo Carvalho, diretor de operações da Artesp.
Cada concessionária tem um CCO (Centro de Controle de Operações), com câmeras e sistemas que monitoram os 3,5 mil quilômetros da malha viária concedida do Estado, a partir do qual os veículos de atendimento ao usuário são acionados. Os SAUs operam atualmente possuem uma frota de 449 veículos para atender prontamente os usuários que utilizam as rodovias concedidas do Estado, prestando serviços de acordo com as normas estipuladas pela Artesp.