Relatório divulgado ontem (23/04) pela Scania na Suécia referente ao primeiro trimestre de 2015, aponta que as encomendas de produtos da marca aumentaram na Europa, registrando nível mais elevado desde o ano de 2007 e que a participação de mercado da empresa continua em crescimento. Entre outros fatores, são apontados como responsáveis pelos resultados a transição para a legislação Euro 6 na Europa e também a variedade de motores da marca para combustíveis alternativos.
No entanto, o total de encomendas de caminhões nos primeiros três meses deste ano sofreu redução em relação ao trimestre anterior, principalmente em razão do desempenho em outras regiões do mundo. “Os efeitos positivos das taxas de câmbio foram neutralizados por um declínio no fornecimento de veículos, principalmente na América Latina e na Eurásia”, afirmou Per Hallberg, presidente e CEO interino da Scania.
Ainda de acordo com o relatório, a demanda no Brasil foi afetada negativamente pela crise econômica e pelas novas condições, muito menos favoráveis, do Finame. Já na Rússia, as encomendas diminuíram para um nível muito baixo, com perspectivas incertas no país, e na Ásia, permaneceram estáveis comparadas aos resultados do trimestre anterior. Ainda segundo o documento, a montadora sueca mantém foco na ampliação de sua presença na África e Ásia, sendo que no primeiro trimestre inaugurou uma planta na Índia para produção de ônibus.