Segundo montadora, modelo é o primeiro com esta configuração no País

1586A Scania apresenta ao mercado brasileiro o primeiro caminhão de especificação 6×2/4. O modelo é oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, e potências de 360, 400, 440 e 480cv.

 “A Scania tem por filosofia mundial a evolução constante dos produtos, serviços e tecnologias que disponibiliza. Estamos lançando mais uma gama de caminhões que elevam a rentabilidade da operação”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil.

De acordo com a montadora, para reduzir os custos operacionais, o novo caminhão aumenta a capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume (a exemplo baú, sider, carga seca e tanque), permite que o veículo tracione implementos mais longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6×2 tradicional), evitando o desgaste desnecessário desse componente.

“Em muitos serviços, a tração 4×2 não atende à demanda do cliente, e a 6×2 fica acima do necessário. Por isso, pensamos na 6×2/4, que proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois de tração e quatro direcionais”, explica Celso Mendonça, gerente de Pré-Venda da companhia. “Nela, o eixo de rodado simples direcional fica na frente do eixo de tração. No 6×2 convencional o eixo de apoio de rodado duplo fica atrás do eixo de tração, enquanto o 6×2/4 permanece sem o eixo de apoio.”

O lançamento sai de fábrica com entre-eixos de 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração de 1.250mm e entre eixos direcionais de 2.800mm. Além de capacidade de carga de 19,5 toneladas. Os freios são a disco com EBS, sistema de alta performance de frenagem.  A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia de mil quilômetros.