1101O projeto “Bus Challenge”, promovido pela Scania entre maio e agosto de 2009, com a participação das empresas Rápido D´Oeste, Viação Garcia, Expresso Nordeste, Empresa de Ônibus Nossa Senhora da Penha e Reunidas Turismo apresentou resultados favoráveis à montadora, que disponibilizou para cada empresa um dos modelos da Série K lançados durante a Fetransrio, em novembro de 2008. O tipo de operação dos veículos avaliados é predominantemente rodoviário e as unidades escolhidas para serem utilizadas no projeto foram dois K 310 4×2, um K 340 4×2, e dois K 380 6×2. Para que a avaliação fosse feita nas mesmas bases, os veículos deveriam possuir configurações semelhantes (carroceria, motor e transmissão), além de operar nas mesmas condições de rota e horário. Foram conduzidos por motoristas das próprias empresas, além de serem equipados com computador de bordo e sistema de rastreamento, o que permitiu registrar a forma de condução e comprovar os trechos percorridos. De acordo com a montadora, ao final da pesquisa todos os ônibus Scania levaram vantagem, que variaram entre 1% e 8% em relação ao consumo de combustível em todas as empresas acompanhadas. “Além da redução no consumo de combustível, nossos veículos receberam elogios de clientes e motoristas em vários outros pontos importantes, como manutenção e facilidade de condução, garantindo uma maior ergonomia ao motorista”, explica Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.