Em parceria com a Cargolift, a montadora otimizou o seus sitema Milk Run
A Scania desenvolveu, em parceria com seu provedor logístico, a Cargolift, projeto para otimizar seu sistema Milk Run – sistema de coletas programadas de peças e materiais realizadas em um ou mais fornecedores. A Scania e a Cargolift identificaram a possibilidade de utilizar um modelo bitrem de 30 metros, em vez de dois caminhões para realizar a coleta de materiais dos fornecedores que fazem parte da rota sul do sistema Milk Run da fabricante.“Com o bitrem conseguimos consolidar a carga de forma mais adequada, e assim é possível otimizar o transporte, principalmente em viagens de longa distância”, explica Wagner Varela, chefe da área de Transport Managment da Scania.
Para Varela, o objetivo do novo processo é melhorar a estrutura do sistema e fazer uso racional dos veículos disponíveis para a operação.
De acordo com Markenson Marques, diretor-presidente da Cargolift, com o uso de bitrens no sistema Milk Run também é possível obter alto índice de produtividade, pois os fornecedores devem estar preparados para receber o veículo. Marques ainda explica que a nova lei que exige que o motorista tenha tempo de descanso maior entre viagens favoreceu a decisão pelo uso de bitrens no sistema Milk Run da Scania. Até o momento, a operação de coleta do Milk Run com bitrens está sendo realizada somente na região Sul do País, mas, de acordo com Varela, pode ser expandida para outras rotas caso seja identificada a necessidade.