1941A Scania inaugurou fábrica de pintura e montagem de cabinas de caminhão inspirada nas plantas da Suécia e Holanda.  Com 8 mil metros quadrados de área construída e instalada na planta de São Bernardo do Campo/SP, o destaque da nova unidade fica por conta do sistema de transporte de peças, de plataformas elevatórias e pintura automatizada evitando perdas de material. “A nova linha de pintura usa 40% menos de tinta em relação à antiga fábrica, e todo excedente é reutilizado”, diz Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America. Há também um ganho expressivo de tempo, o que permite a produção de maior volume de cabinas metálicas, por exemplo, conforme explica Svedlund.
Segundo a Scania, a qualidade da pintura é atestada por projeto pioneiro de iluminação na América Latina, desenvolvido em parceria com um fornecedor. Um túnel de luz de LED programável, composto por 400 luminárias, evidencia eventuais falhas na pintura primer, por mais discretas que sejam, tais como sujeiras, riscos ou amassados. O sistema é configurado para cada colaborador, que pode ajustar a luminosidade conforme sua percepção, melhorando o ambiente de trabalho. Além disso, as lâmpadas não esquentam como as luminárias. A vida útil da lâmpada é de 50 mil horas, enquanto a duração da tradicional é de 8 mil horas.
Para evitar desperdício, o prédio conta com sistema de reutilização da água da chuva, captada em dois tanques de 20m³ cada, para ser utilizada em sanitários e limpeza externa. Os sistemas de iluminação inteligentes reduzem em até 50% consumo de energia elétrica, se comparado ao da antiga fábrica.Um incinerador é responsável por queimar os resíduos de gases e outros subprodutos da pintura. Parte do calor gerado é reaproveitado nas estufas, e a tubulação conta com sistema de limpeza por arraste que diminui desperdícios de material e contribui para a conservação dos equipamentos.