Melhorar o atendimento aos caminhões que trabalham no setor de mineração e reduzir o custo com o deslocamento da frota para realização de manutenções preventivas e corretivas. Esses foram os objetivos que levaram a Scania a implantar postos avançados de serviços dentro das empresas desse segmento.
Os primeiros postos começaram a funcionar em três minas da Vale: Capitão do Mato e Tamanduá, ambas na cidade de Nova Lima, e Pico, em Itabirito, com administração da Itaipu, Casa Scania de Minas Gerais.
A Vale conta ainda com mais seis postos de serviço com contrato de mão-de-obra e peças e outros três com contrato apenas de fornecimento de peças. Dessa maneira, cerca de 700 caminhões da marca estão sendo atendidos prontamente pelos 201 funcionários da Itaipu, que fornecem todo o suporte para suprir as exigências dos postos, como mão-de-obra treinada, ferramental necessário e pessoal do setor administrativo, que controla as manutenções dos veículos.
Um posto tem a capacidade de atender 14 veículos por dia, com a realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva, como substituição de pneus, embreagens e lâmpadas, além da manutenção das caçambas. Reparos mais complexos devem ser efetuados sob responsabilidade das oficinas das concessionárias, que contam com maior estrutura.