A Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a Controlar, empresa responsável pelo Programa de Inspeção Ambiental Veicular, irão iniciar em 2 de maio a inspeção em veículos para contribuir com a redução dos índices de poluentes. No final de semana passado (25, 26 e 27/04) a secretaria e a empresa fizeram uma ação com máscaras antigás em diversos parques da cidade para alertar a população sobre o problema.
Segundo estudo do Centro de Informações e Pesquisa Atmosférica da Inglaterra, São Paulo é a 5ª metrópole mais poluída do mundo. Estudos do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP (Universidade de São Paulo) mostram que em dias de alta contaminação do ar, o risco de morte por doenças respiratórias e cardiovasculares na metrópole aumenta em 12% e as internações hospitalares aumentam em 25%. Os habitantes de cidades como São Paulo vivem em média um ano e meio a menos do que pessoas que moram em cidades de ar mais limpo.
A inspeção será de extrema importância para amenizar esse quadro, pois os carros são os grandes \”vilões\” deste cenário. A frota de veículos cresce 4% anualmente, sendo que 97% de todo o monóxido de carbono emitido sai do escapamento de veículos. Estas informações são suficientes para ratificar a importância da implantação da inspeção veicular ambiental que começa em 2 de maio.