O 1º Seminário sobre Segurança nas Rodovias realizado recentemente pelo Ministério dos Transportes mostrou que o excesso de peso carregado pelos caminhões, a má conservação rodoviária, a excessiva carga horária dos carreteiros e a imprudência dos condutores são as principais causas de acidentes nas rodovias do País.

Lideranças do setor também apontaram como problemas o obsoleto sistema de controle de tráfego e os atrasos nas operações de carga e descarga, que obrigam os motoristas a passar muitas horas ao volante e trafegar em velocidade elevadas para descontar o tempo perdido.

De acordo com o vice-presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado do Paraná e diretor-presidente da Cargolift Logística e Transporte, Markenson Marques, se resolver esses dois problemas citados anteriormente, seria possível melhorar significativamente a segurança nas rodovias. \”O ideal é que nenhuma carreta fique mais de uma hora parada nestas operações e quem demandar mais tempo deveria pagar pelo excedente ao transportador, que repassaria uma parcela ao salário do motorista\”, acrescentou Marques.

Além da modernização dos equipamentos de controle e adoção de janelas para embarcadores e destinatários, o executivo defende a renovação da frota, em que caminhoneiros e empresários receberiam um bônus para retirar veículos antiquados de circulação e benefícios fiscais destinados ao financiamento para compra de caminhões novos. Na visão de Marques, essa ação em conjunto com a melhoria das rodovias brasileiras podem diminuir os acidentes e mortes envolvendo veículos de carga.