Nos últimos anos, instituição capacitou 73,4 mil jovens por meio do projeto

Somente para o primeiro semestre deste ano, o Sest Senat deve oferecer 80 mil vagas em cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A qualificação profissional é gratuita, oferecida a partir de uma parceria com o governo federal. Entre 2012 e 2013 a instituição qualificou 73,4 mil jovens para o mercado de trabalho por meio da iniciativa.

Conforme o governo federal, 60% das matrículas do Programa foram feitas por jovens com idade entre 17 e 29 anos. Neste ano, o programa chegará a 4,2 mil cidades brasileiras e, até o final de 2014, o Pronatec deverá atingir a meta de oito milhões de jovens matriculados.

Das 5,7 milhões de matrículas já realizadas, quatro milhões foram em cursos de qualificação profissional e o restante em cursos técnicos.

No Sest Senat, os cursos são oferecidos em diversas unidades espalhadas por todo o país. As informações sobre como participar devem ser obtidas junto às prefeituras e governo dos estados, que gerenciam as vagas e fazem o encaminhamento dos interessados.

Quem participa recebe um kit formado por uniforme, material didático e escolar. Além disso, os alunos têm acesso a auxílio-transporte e a auxílio-alimentação. A duração mínima das formações é de 160 horas/aula. O primeiro módulo é básico para todas as formações e os estudantes aprendem noções de atendimento eficaz, informática, português, matemática, postura no ambiente de trabalho, respeito ao meio ambiente e relações interpessoais. Depois há o módulo específico de cada capacitação.

Da Agência CNT de Notícias