O Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar), Fernando Klein Nunes, está engajado no combate à informalidade e por esse motivo anuncia que o sindicato irá participar da \”Campanha Trabalho sem Carteira Assinada não é legal\”. A ação será iniciada com a categoria profissional dos moto-fretes, cujas empresas regularmente instaladas fazem parte do quadro de associados do sindicato. A campanha foi anunciada em 12 de fevereiro pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em conjunto com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Estado.

Segundo Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio, mais de um milhão de trabalhadores do Paraná não têm carteira assinada. De acordo com Nunes, toda a equipe do Setcepar estará mobilizada contra a informalidade. \”As empresas que não registram seus empregados prejudicam aquelas que trabalham regularmente e promovem a concorrência desleal, à medida em que têm menor custo fixo e cerca de 70% dos motoboys da capital paranaense estão na informalidade\”.

Nessa campanha, o Detran/PR vai realizar um trabalho específico com os motoboys, vítimas freqüentes de acidentes. Parte destes profissionais fica desamparada depois do acidente de trabalho, devido não ter o registro em carteira. No Paraná, somente no ano passado, foram 16 mil motociclistas feridos e 247 mortos no local do acidente.