O Setcepar – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná – após apresentar ao Departamento Nacional de Infra-estrutura (Dnit) o estudo técnico sobre o impacto dos caminhões modelos bitrens sobre pontes e viadutos, irá mostrar ao Ministério dos Transportes que a causa dos problemas em pontes e pavimentos está associada ao excesso de peso transportado. A intenção é pedir o retorno do tráfego dos bitrens na BR-116 e a instalação de balanças nas rodovias, para punir as empresas negligentes. Para o presidente do Setcepar, Aldo Fernando Klein Nunes, a proibição imposta pelo Dnit está prejudicando os transportadores, já que precisam pagar para outros fazerem a travessia das carrocerias do bitrem. “Com a medida do Dnit criou-se uma participação de serviço paralela e ilegal na ponte e nós estamos tendo um custo adicional com isso, além de uma série de problemas que estes rebocadores podem causar devido às condições precárias dos seus caminhões”. Hoje a travessia do bitrem pela ponte Capivari-Cachoeira está sendo feita mediante o desengate de uma das carretas. Para os transportadores, esta medida além de sobrecarregar custos, não garante a segurança da carga nem do meio ambiente.