O Governo Federal anunciou recentemente um investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões para obras de infra-estrutura de transportes em 2008. Fernando Klein Nunes, presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Paraná), orienta que mesmo com os números positivos da economia brasileira durante 2007, o período ficou marcado pela falta de investimentos em infra-estrutura produtiva e de escoamento. Klein ressaltou que este anúncio de investimentos deve se concretizar e não ficar na promessa
\”A pesquisa CNT de 2007 apontou que 75% das estradas brasileiras estão com algum problema estrutural. Nós, empresários do setor, acreditamos que com a concretização dos investimentos em infra-estrutura de transportes previstos para 2008, grande parte deste problema será resolvido\”, argumentou Klein. O presidente do Setcepar assinala também que estão previstos, pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), investimentos de até R$ 915 milhões na infra-estrutura de transportes do Paraná.
Entre as obras previstas para este ano pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) está a duplicação de 348 quilômetros da BR-101/Sul, entre Palhoça (SC) e Osório (RS), considerada uma importante via de transporte para o Sul do País. A obra vai incrementar o chamado Corredor do Mercosul, que além de fomentar o turismo, irá facilitar e tornar mais seguro o transporte de cargas aos principais portos do Sul e Sudeste.