A substituição do filtro a cada troca de óleo ajuda a impedir a circulação de contaminantes no motor e ainda evita o contato entre o produto novo e o sujo remanescente. O gerente de Serviços Técnicos da Shell, Mike Maddox, esclarece que o primeiro passo para uma instalação correta é examinar o filtro antigo antes de removê-lo do veículo. Caso sejam encontrados vazamentos ou distorções, estas deverão ser anotadas e investigadas. Ao retirar o filtro, o profissional deve certificar-se de que a vedação velha também foi removida e não ficou aderida ao bocal, área que deve ser limpa para um melhor resultado da nova vedação.

Também é necessário, como medida de segurança, verificar a recomendação para o veículo constante no guia de filtros mais recente durante o serviço. O usuário não deve ter como referência o modelo antigo do equipamento, pois é possível que um filtro incorreto tenha sido instalado na última troca de óleo.

Após a seleção do modelo adequado, as instruções dos fabricantes, impressas nas embalagens do filtro de óleo, garantem uma boa realização do serviço. Desenhos e tamanhos diferentes podem pedir diferentes graus de aperto e fazê-lo manualmente pode não ser o bastante. Em algumas situações recomenda-se utilizar a chave de corrente ou fita metálica específica para esse tipo de trabalho. Vale lembrar que apertar demais o filtro também pode causar problemas, inclusive de vazamento e deformação.