Lançamento da Navig promete ajudar na qualificação dos profissionais

1726A Navig, empresa especializada em treinamento e reciclagem para motoristas de caminhões e ônibus, desenvolveu cursos ministrados por meio de simuladores, utilizando tecnologia similar às empregadas em treinamentos aéreos.

O equipamento funciona dentro de um escritório móvel que será transportado de caminhão. “Esse é um dos principais diferenciais da Navig já que a Unidade Móvel de Treinamento (UMT) irá até o cliente e ficará à sua disposição o tempo necessário”, diz Luciano Burti, proprietário da Navig.

A empresa disponibiliza ainda dois instrutores que cuidarão do treinamento teórico e prático dos motoristas. Nos meses seguintes ao treinamento, o resultado desses motoristas em seu dia a dia será acompanhado e o condutor receberá o “Certificado de Qualificação” da Navig, caso atinja os resultados de acordo com o curso que foi ministrado.

Importado do Canadá, o simulador Navig dispõe de diversos módulos de treinamento. O carro-chefe é o curso de direção econômica, que leva o motorista a economizar combustível durante o trajeto. “Após preparar-se com esse módulo, o motorista é capaz de diminuir em 10% a média de consumo de combustível. Em alguns casos chega a 15%, conta Burti. Outro foco do curso é direção defensiva.

Equipamento em uso

A Braspress é uma das empresas que já está utilizando o simulador de direção para capacitar e reciclar seus motoristas. A primeira fase dessa capacitação contou com a participação de 60 profissionais e foi realizada entre os dias 9 e 16 de outubro passado, em São Paulo/SP.

Segundo Urubatan Helou Junior, Controller de Frota da companhia, por se tratar de uma unidade móvel de treinamento o simulador é uma ferramenta atrativa. ‘’Podemos capacitar e reciclar nossos motoristas em nossas próprias unidades, sem perda de tempo e sem comprometer a produtividade de nossos serviços’’, destaca.

O motorista Gerivaldo Luiz da Silva, de 43 anos, achou extremamente importante o treinamento. “Uma coisa é aprender na teoria, mas praticar no simulador é muito mais proveitoso. Você adquire bastante conhecimento para economizar combustível e também aprende maneiras de reduzir o próprio cansaço físico”, relatou.

“Estou há 20 anos na Braspress, e já perdi a conta de quanto tempo sou motorista carreteiro, mas mesmo com todo esse tempo, ainda tenho muito o que aprender, tanto é que adquiri várias informações com o simulador. É diferente, dá para aprender sobre o sistema de economia e levar para o dia a dia nas estradas”, explicou Jornandes Ferreira, de 58 anos.