O Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) está disponibilizando aos seus associados uma consulta a um banco de dados com as vias que estão inclusas nas restrições aos caminhões na cidade, dentro da Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC).
De acordo com Raquel Serini, coordenadora do Departamento de Economia e Estatística da entidade, as informações ajudarão a fazer planejamento de rotas, otimização de frotas nas ruas e também servirão como balizadores da cobrança da TRT (Taxa de Restrição ao Trânsito), que sugere a adição de 15% ao valor do frete, e para fretes até R$ 80, o acréscimo de R$ 12 por conhecimento de transporte.
“Este é um trabalho conjunto com o Departamento de Abastecimento Urbano, que nos forneceu dados do Índice de Eficiência no Recebimento (IER) que, somados aos dados da pesquisa interna realizada por nós, resultou em um banco de dados completo sobre a ZMRC”, comenta Raquel.
Para o presidente do sindicato, Francisco Pelucio, a ferramenta terá forte apelo junto aos associados, pois se configura em uma prestação de serviço de grande utilidade para as transportadoras. “As restrições aumentam o custo das operações e as empresas precisam de informações para ajudar a calcular as rotas e medir este custo”, analisa. Para mais informações sobre o serviço entre em contato com a entidade pelo e-mail: [email protected]