O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), que representa cerca de 500 empresas de autopeças localizadas em vários Estados brasileiros, tem estimulado seus associados a participar de feiras internacionais do setor.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), essa ação possibilita levar empresas menores a eventos internacionais. Em outra ação, denominada Projeto Comprador, potenciais compradores estrangeiros virão ao Brasil, durante a Automec Pesados e Comerciais, que ocorre pela primeira vez este ano, em outubro. Theophil Jaggi, conselheiro do Sindipeças responsável pela área de feiras e eventos, explica que o Brasil é importante fornecedor de autopeças para montadoras em todo o mundo.

A indústria brasileira de autopeças projeta faturar este ano cerca de US$ 44 bilhões e empregar 235 mil trabalhadores. Apesar da valorização do real, que dificulta as exportações, os embarques do setor, para mais de 150 países, devem crescer aproximadamente 8%, chegando a US$ 9,85 bilhões.

Próximas feiras:
Paace Automechanika México, de 9 a 11 de julho;
Automechanika Frankfurt (Alemanha), de 16 a 21 de setembro;
Automechanika Argentina, de 12 a 15 de novembro;