Neblina em vários dias do mês de julho demandou ação de segurança
A maior incidência de neblina durante o mês julho provocou um recorde histórico no número de operações comboio no Sistema Anchieta-Imigrantes. Segundo dados da Ecovias, concessionária que administra as vias, em 30 dias, foram registradas 144 operações, quase cinco vezes mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram formados 29 comboios.
Além disso, o número é quase metade das 332 operações realizadas durante todo o primeiro semestre de 2012. Em julho, as dez estações meteorológicas da concessionária registraram 12 dias com neblina abaixo dos 100 metros, condição em que a operação comboio é acionada, já em 2011, foram apenas 5 dias.
A operação comboio é realizada pela Polícia Militar Rodoviária e pela Ecovias sempre a que a visibilidade em qualquer um dos pontos da serra fica inferior a 100 metros. Nessas situações, as praças de pedágio no km 31 da Anchieta e km 32 da Imigrantes são bloqueadas para o represamento do tráfego e a formação de caixas de cerca de 500 veículos, que são escoltadas pelas viaturas até um trecho onde a visibilidade esteja melhor.