Garantir a integridade da carga diante das ações dos assaltantes tornou-se uma rotina em veículos que utilizam sistemas de rastreamento e monitoramento fornecidos pela Control Loc. Um dos mais recentes casos em que os assaltantes não puderam levar a carga ocorreu na última quarta-feira (12/03), em São Paulo, com a Mastertime, que possui sete anos de operação no transporte de carga aérea e rodoviária em regiões urbanas.
Por volta de 21h daquela quarta-feira, um dos 22 veículos que compõem a frota da empresa foi abordado por dois assaltantes na Vila Formosa, em São Paulo, nas proximidades da sede da empresa. Segundo Agnaldo Madoenha, gerente de operações da Mastertime, os assaltantes violaram a macro (alarme de ignição ligada/saída de área de âncora). Como o sistema havia bloqueado o Hyundai HR, os assaltantes ficaram irritados, quebraram o painel e arrancaram o módulo de comunicação. \”Mesmo assim, eles não tiveram sucesso, pois a trava do baú permaneceu bloqueada e os assaltantes ficaram sem acesso à carga. Essa ocorrência demonstra bem a funcionalidade do sistema que utilizamos nesse veículo no sentido de evitar o roubo da carga e do veículo\”, disse Madoenha.
De acordo com o gerente, o sistema utilizado nesse veículo incorpora o software Control Fleet, que disponibiliza dados sobre a situação da frota em todas as fases de um processo de transferência e distribuição, a partir da continua interação entre veículo, base e motorista, o que resulta em relatórios precisos no gerenciamento de risco e desempenho do veículo. Facilidade de visualização, identificação da unidade de alerta na ocorrência de exceções (acionamento de botão de pânico, excesso de velocidade etc), controle de rotas, inteligência embarcada, rotas embarcadas, controle pré-estabelecido de rotas pelo usuário mesmo em locais sem sinal GSM/GPRS e visualização da velociade do início ao fim da operação são algumas das funcionalidades do Control Fleet.