O professor doutor Gert Siegle, especialista da Bosch Management Support, apresentou durante o Simea 2006 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, realizado entre os dias 28 e 29 de setembro, em São Paulo, a importância da telemática (geração, tratamento e transmissão de dados) para a melhoria do trânsito e redução de acidentes.
A Europa, por exemplo, possui rodovias inteligentes, que informam aos usuários pontos de congestionamentos, por meio de placas de sinalização, além de informações que são mostradas em tempo real e novas rotas alternativas para evitar congestionamentos.
O professor alertou que o rodízio de veículos e pedágios não são as melhores soluções para reduzir o trânsito nas grande cidades. \”Estas medidas acabam privilegiando as pessoas com maior poder aquisitivo e não a sociedade como um todo\”, esclareceu Siegle.
Empresas de transporte no Brasil já utilizam a telemática como instrumento de gerenciamento de frotas. No debate: \”A adequação da telemática ao mercado brasileiro\”, especialistas mostraram aplicações desta tecnologia e as possibilidades para o futuro. Durante o simpósio, também foram apontadas outras soluções como investimentos em infra-estrutura, criação de rodovias inteligentes, utilização de telemática para informação de dados sobre trânsito e atualização dos órgãos do governo, tanto em gestão quanto em novas tecnologias automotivas.