Um estudo apresentado no site SOS Estradas revela que os motoristas portadores da Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) apresentam taxa de acidentes duas a três vezes maiores que as outras pessoas. A apnéia obstrutiva do sono é a parada da respiração de uma pessoa enquanto dorme, o que a impede de se recuperar plenamente em um dia de atividades. Segundo o SOS Estradas, metade dos 17 mil acidentes que acontecem anualmente em rodovias nacionais não há marcas de freadas no asfalto, o que indica que o motorista tenha dormido ao volante.

Por esse motivo, há um projeto de lei em tramitação nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara Federal, para exigir o exame de polissonografia dos motoristas que desejam obter habilitação C, para dirigir caminhões com mais de 3,5 toneladas e D, para conduzir veículos de passageiros com mais de oito lugares.

Para as pessoas que sentem sono durante reuniões, diante da TV e principalmente quando dirigem, especialistas no assunto recomendam procurar um médico e solicitar um exame de polissonografia, para identificar se possui a síndrome de apnéia.