A entrada em vigor do novo diesel S-50 (Euro 5) derrubou as estimativas de vendas de caminhões para 2012. Para duas das maiores marcas brasileiras (MAN e Mercedes-Benz), a queda será de 15% a 18% em relação ao ano passado, quando foram comercializadas 172.660 unidades. Segundo os presidentes das empresas, o reajuste nos preços dos caminhões e o receio de não encontrar o novo combustível nos postos afastaram os compradores.
O diesel S-50 é menos poluente por lançar menos enxofre na atmosfera. Desde 1º de janeiro, os fabricantes de caminhões só produzem os veículos com a nova tecnologia. “O frotista não vai comprar um caminhão novo sabendo que lá no Amazonas o S-50 ainda não está disponível. Então ele adia a compra\”, disse o presidente da MAN América Latina, Roberto Cortes.
Dados da Fenabrave (distribuidores de veículos) apontam queda de 9,19%, para 48.063 unidades, nas vendas de caminhões no primeiro quadrimestre em relação ao mesmo período de 2011.

Fonte: Folha de S. Paulo