A Allison anunciou a ampliação da sua linha Torqmatictm indicada para ônibus. As novas transmissões de seis marchas são ideais para aplicações em ônibus urbanos e rodoviários de até 360 hp (365 cv) e 1.450 Nm de torque. As novas T375 e T375R (com retardador) complementarão as atuais ofertas de transmissões para veículos de médio porte totalmente automáticos, assegurando cobertura nesse segmento para os motores Euro 5. “A nova T375 assegura excelente durabilidade e com as últimas evoluções em tecnologia de controle e hardware, ganhou também em eficiência”, disse Manlio Álvaro, gerente de Marketing da Allison para Europa.
As T375 e T375R trazem também os Controles Allison de 4ª Geração, que permitem integração com veículos que apresentam interface de comunicação “CAN”, oferecendo aos fabricantes melhores estratégias de controle do trem motriz. O desempenho da caixa foi aperfeiçoado graças aos novos controles integrados às transmissões em 2010, auto-neutro, redução da carga do motor em paradas (RELS), nova calibração ecológica e tecnologia de troca de marchas baseadas em mapas de carga, para melhor consumo de combustível. O pacote de calibração ecológica faz o motor funcionar numa faixa de rotação mais estreita, ao mesmo tempo em que previne trocas continuadas. Junto com o sistema LBSS (Load Based Shift Scheduling) ? que seleciona automaticamente entre programas de trocas pré-determinados baseados na topografia do percurso e na carga do veículo ?, permite máxima economia de combustível e seu máximo desempenho. Além disso, um sistema de controle da aceleração do veículo (VAC – Vehicle Acceleration Control system) estará disponível para clientes que querem limitação da aceleração do veículo via controle de torque. Testes práticos na estrada demonstram que a combinação destes novos controles pode proporcionar redução de consumo de combustível de até 14%.