A Transportadora Americana (TA) superou marca de 1 milhão de CT-e (Conhecimento de Transporte de Carga de forma eletrônica) emitidos no início de abril. A adoção dos CT-es alterou a sistemática de emissão de conhecimento de transporte de papel para eletrônico, com a finalidade de informatizar e interligar a arrecadação de tributos no País. Antes da adoção era necessário emitir CTRC (Conhecimento do Transporte Rodoviário de Cargas) com cinco vias, dependendo do Estado. “A probabilidade de emissão de documentos com erros fiscais caiu muito. Papel aceita tudo, já o programa não. Não temos mais de administrar estoques de formulários, o que possibilita a liberação de funcionários, que estariam fazendo este trabalho, para funções mais produtivas”, diz Shirley Rosseto, gerente de Sistemas de Informação da TA. Embora o novo sistema não tenha entrado em operação em todo o País, a gerente acredita que quando todos os Estados estiverem integrados ao sistema, a empresa deverá ter uma redução de custos da ordem de R$ 20 mil/mês somente deixando de emitir os formulários em impressão matricial, por exemplo. “Esse valor não inclui o ganho com a redução de pessoal e melhorias no processo, porque isso é difícil mensurar”, finaliza.