Empresas de transporte e logística do Paraná precisam contratar motoristas para o transporte e revelam que não conseguem encontrar motoristas qualificados, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar). Além disso, não conseguem aumentar a frota de caminhões para atender esse período de aquecimento da economia e escoamento da safra de grãos.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar), Fernando Klein Nunes, com a demanda maior por transportes falta mão-de-obra qualificada e os salários do setor subiram. \”Hoje, entre salários e benefícios, um caminhoneiro pode ganhar até R$ 4.000,00 por mês. Porém, mesmo com as boas oportunidades de remuneração, os donos das transportadoras não estão conseguindo contratar motoristas, comprometendo o transporte de cargas do país\”.

O presidente do Setcepar lembra que, no primeiro quadrimestre de 2008, a indústria brasileira de caminhões bateu recorde, crescendo mais de 30% em comparação em relação a 2007, acompanhando o crescimento econômico do Brasil no período. Porém, mesmo com o aumento da produção nas montadoras, ainda há fila de espera para adquirir caminhões novos, sinal de que a demanda ainda está mais alta do que a oferta no setor.