Equipamentos de SOS apresentam falha em área de serra da rodovia

Os problemas nos equipamentos de SOS da concessionária Ecovias persistem em todo o trecho de Serra da Via Anchieta, onde também não há sinal de telefonia celular. Do km 32 ao km 65, todos os call box estão em manutenção. A situação é reconhecida pela concessionária Ecovias, que divulgou a informação em painéis eletrônicos ao longo da rodovia.

Na última semana, a equipe do Diário do Grande ABC percorreu 96,7 quilômetros de vias no SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes). Foi constatado que, de 18 telefones testados, sete estavam sem comunicação. Na checagem anterior, feita na segunda-feira (07/01), eram 12 os aparelhos problemáticos, a maioria no trecho de serra da Anchieta e Imigrantes. Na ocasião, a Ecovias prometeu que todos os call box testados seriam consertados até quarta-feira, o que não foi cumprido.

A Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) informa que o contrato de concessão do SAI prevê multa à Ecovias caso o nível de funcionamento dos call box seja inferior a 90% – existem 298 ao todo. A agência diz ter constatado, na última inspeção realizada, que 95% estavam em operação.

O órgão regulador informa ainda que os call box são responsáveis por 10% dos atendimentos prestados nas rodovias do sistema, mas que isso não tira da Ecovias a responsabilidade por manter os equipamentos em bom estado.

A Ecovias informou que os telefones de emergência entre o km 32 e km 65 foram instalados recentemente e se encontram em operação assistida. Por estarem mais sujeitos à instabilidade no início da operação, estão sendo acompanhados, em campo, por técnicos da concessionária várias vezes por dia.

Do Diário do Grande ABC