O trevo de acesso à Rio-Santos (BR-101), no km 248 da rodovia Cônego Domênico Rangoni, estará liberado ao tráfego hoje (26/09), a partir do meio-dia. A conclusão das obras pela Ecovias representa uma dupla antecipação de prazos – além dos trabalhos terem sido realizados em dez meses, 60 dias a menos que o previsto, a execução da obra foi adiantada em mais de três anos em relação ao determinado no contrato com a concessionária.
Com investimentos de R$ 25,1 milhões, a construção de um novo viaduto ligando a Cônego Domênico Rangoni à Rio-Santos eliminaram a passagem em nível e os semáforos instalados no local, o que traz mais segurança e agilidade aos usuários. A estrutura construída é formada por um viaduto de 250 metros de extensão com duas faixas de tráfego – uma para cada sentido – e mais de 21 mil m2 de alças e acessos, proporcionando seis movimentos, sendo quatro de acesso e dois de retorno.
Toda a execução foi feita com o máximo de cuidado ambiental. Para proteger a área de mangue, presente nos arredores, foram construídos diques de proteção com manta especial para impedir a passagem de resíduos da obra para a natureza. Como compensação pela área de vegetação suprimida, a Ecovias plantará 21,6 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, que cobrirão uma área de 13 hectares do Parque Estadual da Serra do Mar.