A Mastra Escapamentos e Catalisadores apoia a Inspeção Veicular Ambiental e alerta os motoristas sobre a importância da troca do catalisador, avaliado na ocasião de inspeção para saber se a carcaça está no local, porém, é na análise de gases, com uma sonda colocada na saída do escapamento do veículo, que serão verificados os níveis de emissões de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, para saber se o catalisador está operante ou não. De acordo com a empresa, o catalisador é uma peça obrigatória no sistema de exaustão dos veículos desde 1997, responsável por converter mais de 95% dos gases tóxicos gerados durante a combustão. Um catalisador genuíno, que vem no veículo novo, tem durabilidade mínima de 80 mil quilômetros. Trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases. Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros, conforme regulamentação do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Para os motoristas que ainda não passaram pela Inspeção Veicular Ambiental em 2009 terão até o final deste mês para regularizarem os veículos. Do 1,9 milhão de automóveis e motocicletas matriculados em São Paulo que deveriam ter passado pela inspeção ambiental em 2009, cerca de um quarto ainda não compareceu à vistoria obrigatória. Após o prazo, carros, motos, ônibus e caminhões em situação pendente terão o licenciamento bloqueado e podem levar quatro multas mensais de R$ 550. A fiscalização será feita também pelos radares que \”leem\” placas e \”deduram\” infratores do rodízio municipal de veículos, responsáveis por 27% das infrações de trânsito, que somam cerca de 600 mil mensais.  O Programa de Inspeção Veicular Ambiental vem sendo implantado gradativamente em São Paulo desde 2008 e 2009. Em 2010, o programa atingirá 100% da frota paulistana, calculada em 6,5 milhões de veículos.