A Truckvan, especializada em montagem de unidades móveis e baús de alumínio, produziu recentmente um centro de diagnósticos móvel para a Associação Beneficente Ebenezer, da OSCIP (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público). O objetivo é dar acesso à população carente a exames médicos de média complexidade aos municípios que necessitem desse tipo de atendimento.

A carreta é equipada com um sistema de toldo (Dry Wall) que cobre a área estendida, ar condicionado, gerador, cinco caixas d\’agua, portas e elevador para PNE (Pessoas com Necessidades Especiais) e porta lateral tipo palco, acionados por meio de pistões eletro-mecânicos com tecnologia desenvolvida pela Truckvan. Na parte interna inclui aparelhos de diagnóstico de última geração, duas recepções, seis banheiros, quatro salas de exames, sala de descanso, cozinha e uma cabine de raio-X. Possui 15 m de comprimento por 2,5 m de largura, que pode chegar a 100 m² no total.

O CIES-móvel irá permanecer por um período de 15 dias junto a uma Unidade Básica de Saúde ou ambulatorial, realizando exames e procedimentos em nove especialidades médicas: cardiologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, gastroenterologia, mamografia, ultra-sonografia, pequenas cirurgias, audiometria e coleta de exames laboratoriais.  Além da realização de exames específicos, o paciente também terá acesso a informações sobre os cuidados na prevenção de doenças neoplásicas, cardiológicas, infecto-contagiosas e educação sanitária e sócio-ambiental.

O projeto foi idealizado pelo fundador da Associação, o médico Roberto Kikawa, após ver um produto semelhante em uma de suas viagens para a Inglaterra. A diferença está no fato de no Brasil a unidade ser sobre rodas, enquanto os ingleses usavam containeres. O lançamento do CIES-móvel acontecerá no dia 26 de fevereiro, no Caesar Park do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos/SP.