No início de 2010, a Volkswagen passa a comercializar o seu primeiro lançamento de picapes médias no Brasil, a VW Amarok, equipada com motor diesel 2.0 com turbocompressor R2S da BorgWarner. A primeira versão da Amarok possui capacidade de 1.150 kg de carga e será apresentada com cabine dupla, quatro portas, tração integral (opcional), câmbio de 6 marchas, injeção common-rail com dois turbos em série, motor de 4 cilindros, 2000 cm³ de cilindrada, 163 cv e torque de 400 Nm. O motor de 122 cv, da segunda versão da Amarok, só chega no segundo semestre de 2010. O turbo de dois estágios R2S, utilizado pela montadora na linha de produção da Amarok 2.0, é produzido na Europa. Na realidade são dois turbos montados em série que operam em conjunto, um estágio de alta pressão o turbo KP35 e outro de baixa pressão com o K04. O sistema permite, por exemplo, o elevado torque de 400 Nm a 2.000 rpm. O conjunto R2S ainda possui duas válvulas “wastegate” para controlar os fluxos dos gases. Já as carcaças das turbinas são integradas no coletor de escapamento.