A Unipac já disponibiliza às montadoras e ao mercado de autopeças tanques de combustível adequados para uso de biodiesel B5 (óleo diesel com a mistura de 5% de biodiesel), se antecipando às determinações legais que entrarão em vigor daqui cinco anos.

A lei 11095/2005 estabelece que a partir de janeiro de 2008 é obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel convencional e em 2013 o limite mínimo de adição será de 5%. O B2 já é utilizado no País e representa um mercado em torno de 800 milhões de litros do combustível ao ano. Entretanto, estima-se que o B5 possa ser comercializado já em 2010 e, para tanto, os tanques desenvolvidos pela Unipac desde já estão aptos a atender também ao biodiesel B5, que tem um potencial aproximado de 2 bilhões de litros anuais.

Tanto os testes laboratoriais quanto os experimentos pilotos com os produtos confirmaram a qualidade e os benefícios dos tanques para biodiesel fabricados pela Unipac. A formação de um Grupo de Estudos ligado ao Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel, do Governo Federal, do qual a Unipac fez parte, permitiu a determinação dos parâmetros essenciais ao desenvolvimento de produtos específicos para o novo combustível.

O biodiesel foi desenvolvido para ser um substituto dos derivados do petróleo e reduzir a emissão de poluentes e é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por meio de diferentes processos, a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, como os de mamona, dendê, girassol, babaçu, entre outras espécies. Segundo estudos, um dos benefícios da medida é a emissão 7% menor de monóxido de carbono e 10% menos de fumaça em comparação aos veículos que utilizam o diesel convencional.