A Petrobras inaugurou ontem (29/07) sua primeira usina comercial de biodiesel, em Candeias/BA, com capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano. Em agosto, a petroleira finaliza os testes e inicia a operação de duas outras usinas, em Montes Claros/MG e Quixadá/CE, com a mesma capacidade de produção. Juntas, as três usinas somam investimentos de R$ 295 milhões e geram trabalho e renda para 55 mil agricultores familiares, contratados para fornecer a matéria-prima.

A usina em Candeias apresenta características diferentes da demais unidades de biodiesel no País. Os principais aspectos são sistema de instrumentação e controle totalmente automatizado, a flexibilidade de matérias-primas que podem ser usadas no processo produtivo, bem como um sistema de processamento de óleos vegetais brutos. Com isso, os volumes de biodiesel processados e comercializados serão monitorados em tempo real, desde a entrada do caminhão que transporta a matéria-prima, passando por todas as etapas de fabricação do combustível até a saída de veículo carregado com o produto. Por meio deste acompanhamento será desenvolvido um banco de dados com o histórico das operações. O processo poderá ser auditado a qualquer instante, com alto grau de confiabilidade, e as informações serem enviadas para a sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Essa usina pode operar com matéria-prima de origem vegetal (mamona, girassol, soja, algodão, etc.), animal (sebo bovino, suíno ou de frango) ou óleos e gorduras residuais usados em fritura de alimento.