A pergunta do dia é : vai ter paralisação de caminhão? Na proporção do que foi a greve de 2018 a resposta é não. Porém existe sim uma movimentação acontecendo entre os motoristas autônomos.

O objetivo dessa paralisação, segundo informações, não é bloquear rodovias ou interferir na ordem do País. É apenas um protesto que tem como objetivo pressionar o Supremo Tribunal Federal a declarar a tabela de frete como constitucional.

De acordo com  Walace Landim da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), a orientação é que os motoristas não levem os caminhões para as estradas entre 06h e 18h do dia de hoje (19/02).

A implantação da tabela de frete foi uma das principais reivindicações dos motoristas, no movimento que parou o País em 2018. A solicitação foi atendida porém até hoje os motoristas reclamam que o pagamento mínimo de frete não está sendo cumprido pelos transportadores e a falta de fiscalização ajuda a aumentar a infração.

O descumprimento da tabela de frete gerou 19.842 autos de infração em 2019. A informação é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que garantiu que em 2020 irá intensificar ainda mais e fiscalização para garantir o cumprimento da Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNMP-TRC). Até o momento, a ANTT já contabilizou cerca de 1.000 autos de infração em operações de fiscalização em todo o País.