Estratégia comercial ajudou no aumento na participação no segmento de leves

A Mercedes-Benz está comemorando um ano de implantação do conceito Van Center para venda dos veículos Sprinter e o seu crescimento na participação de mercado de comerciais leves. Entre os meses de janeiro e maio de 2013, a empresa registrou um aumento de market share superior a 7%, saltando de 15% em todo o ano passado para mais de 22% até maio deste ano. Foram emplacadas 3.830 unidades neste período, entre vans, furgões e chassis, 42% a mais que o mesmo período em 2012.

Para o diretor de vendas e marketing de automóveis e vans e de desenvolvimento de rede da Mercedes-Benz, Dimitris Psillakis, o excelente desempenho comercial confirma o êxito da estratégia comercial, lançada em junho do ano passado, para atender o segmento de veículos comerciais leve. “Temos hoje uma linha de produtos que é mais uma vez referência de mercado, nossos preços estão muito competitivos e verificamos o acerto do atendimento personalizado e customizado para os clientes do setor, graças à maior estruturação e especialização da rede de concessionários”.

O principal destaque da Mercedes-Benz no setor de comerciais leves ficou por conta do chassi Sprinter, cujo market share no acumulado dos primeiros cinco meses do ano saltou de 9% em 2012 para 25% em 2013. No mesmo período, o market share da van Sprinter passou de 22% no ano passado para 27% em 2013. Já o furgão subiu de 14,6% em 2012 para 17,6% neste ano.

Para Adriana Taqueti, gerente senior de Vendas e Marketing para vans da Mercedes-Benz do Brasil, o atendimento customizado focado no publico-alvo, equipe de vendas exclusiva, formas de financiamento ampliadas, pós vendas com foco na disponibilidade do veículo, menor custo operacional, contribuíram para o resultado satisfatório no segmento de comerciais leves “Com a renovação do portifólio, a nova linha Sprinte e uma infraestrutura adequada para demonstrar as vantagens dos produtos e atender o cliente desses veículos de maneira personalizada, oferecemos soluções completas para atender às necessidades de cada perfil de cliente”, destaca.

Atualmente a rede conta com seis Van Centers, localizados nas cidades do Rio de Janeiro (3 unidades), Belo Horizonte (2) e São Paulo (1) e Centros Especializados em Sprinter, além da ampliação dos canais de venda desses produtos para todos os concessionários do País.  “Nós temos resultados concretos do êxito dessa nova estratégia comercial. Registramos, por exemplo, incremento no volume de vendas em praças onde contamos com o Van Center. No Rio de Janeiro, nos primeiros cinco meses do ano, o crescimento foi de 61% em relação ao mesmo período de 2012. Em São Paulo, esse índice foi de 29% e em Belo Horizonte, de 13%”, afirma Dimistris.

O conceito de Van Center, implantado há um ano no País, baseia-se em uma estrutura totalmente concebida para os veículos Sprinter, seja uma loja exclusiva em um local próprio ou uma ambientação específica e independente nas próprias instalações dos atuais concessionários. O espaço dispõe de uma equipe de vendas totalmente dedicada a esses produtos, com gerentes, vendedores e assistentes de vendas e no showroom, há espaço para exposição de modelos de fábrica, bem como para unidades implementadas por empresas parceiras, além de atendimento de pós-vendas com o serviço básico de manutenção, como verificação e troca de óleo, filtros e outros itens.